Módulo Cadastro – Cliente
Ao criar uma conta SHOPFLOOR é importante iniciar o processo pelo módulo cadastro, que quando feito corretamente, proporciona à empresa informações valiosas para sua tomada de decisão e facilita as consultas necessárias no cotidiano.
Este post ajudará você a compreender como funcionam a inserção de Clientes no Módulo Cadastro, como executá-los e como criar as parametrizações adequadas para o funcionamento assertivo do sistema.
Neste post você encontrará:
- Como cadastrar clientes
O cadastro de clientes no Shopfloor pode ser feito de forma manual ou através de Importação das informações. Mas antes de realizar você precisa ter algumas informações básicas para efetuação do cadastro, sendo elas:
- Nome do Cliente: o nome do cliente fica a escolha do usuário para efetuação do cadastro, geralmente os usuários usam o nome fantasia para efetivação do cadastro.
- Razão Social: é o nome devidamente registrado sob o qual uma pessoa jurídica se individualiza e exerce suas atividades. Trata-se da denominação e da assinatura pelos quais é conhecida uma empresa comercial, seja ela uma sociedade limitada ou sociedade anônima.
- Tipo de pessoa: informar se seu cliente é pessoa física ou jurídica.
- CNPJ/CPF: se seu cliente for pessoa jurídica, você deve informar seu número de CNPJ neste campo, caso seja pessoa física, você deve informar seu CPF neste campo.
- Seguimento: neste campo o seguimento de atuação de seu cliente;
- Tipo de contribuição ICMS: neste campo você deve incluir o tipo de contribuição ICMS de seu cliente, podendo ser:
Contribuinte: primeiramente, pessoas físicas e jurídicas que habitualmente realizam operações de circulação de mercadorias com intuito comercial têm inscrição estadual e são contribuintes do ICMS;
Contribuinte isento;
Não contribuinte.
- Inscrição Estadual: a Inscrição Estadual é um número que representa o registro da empresa no cadastro do ICMS e a identifica como um estabelecimento regular. Todas as empresas que comercializam qualquer tipo de produto são obrigadas a pagar o ICMS, e para poder pagar esse imposto, é preciso estar cadastrado junto ao seu estado.
- Inscrição Municipal: a Inscrição Municipal é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Nas regiões do Distrito Federal o Cadastro Fiscal do DF, possui a mesma função. A inscrição municipal está no alvará e deve ser informada no cadastro de clientes do Shopfloor.
- Telefone Fixo/ Telefone Celular: neste campo você deve incluir os contatos telefônicos de seus clientes;
- E-mail: endereço eletrônico, preferencialmente o e-mail da área financeira.
- Endereço: o nome da rua e número do local de seu cliente; CEP, Bairro, Cidade.
Ter as informações acima em mãos facilita o cadastro dos seus clientes, fica a seu critério se irá incluir todas as informações ou não. O não cadastro de todas as informações impedirá futuramente que você emita uma NF corretamente.
O Módulo de cadastro manual do cliente, resume-se em ter todas as informações acima e entrar no módulo de cadastro dos clientes, seguindo a seguinte ordem: faça Login no sistema clique em Cadastro > Cliente e na sequência inclua as informações. Abaixo encontra-se uma ilustração de como chegar ao local de cadastro de clientes.

Para realizar via importação você deve seguir os seguintes passos: Faça login no sistema, selecione o módulo Cadastro > Clientes > Importar clientes.
Ao executar as opções acima, o sistema irá buscar uma planilha com os dados necessários. O arquivo a ser importado necessariamente precisa conter a extensão .xlsx ou .csv (excel) e o layout deve conter as colunas abaixo.

Antes de importar as informações é importante informar ao sistema se sua planilha possui cabeçalho ou não, você deve fazer isso selecionando a opção conforme a os exemplos abaixo.


Caso ainda tenha dúvidas no uso do controle Clientes no Módulo de Cadastro, entre em contato conosco: suporte@shopfloor.com.br
Será um prazer poder te ajudar!
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