Módulo Cadastro – Produto
Ao criar uma conta SHOPFLOOR é importante iniciar o processo pelo módulo cadastro, um cadastro adequado proporciona à empresa informações valiosas para sua tomada de decisão e facilita as consultas necessárias no cotidiano.
Este post ajudará você a compreender como são inseridos os produtos e suas características no Módulo Cadastro, como executá-los e como criar as parametrizações adequadas para o funcionamento assertivo do sistema.
Neste post você encontrará:
- Como cadastrar um produto
- Campos de preenchimento
- Inserir um novo produto
- Cálculo de custo Médio
Sendo o resultado da transformação de seus insumos e matérias primas, os produtos podem ser classificados conforme seu tipo, seu estado ou sua utilização/aplicação. Assim, podem ser produzidos ou comprados e revendidos, dependendo do modelo de negócio organizacional.
1. Campos de preenchimento
Ao cadastrar produtos no sistema Shopfloor deve-se considerar os seguintes requisitos:
- Código do produto: este código é a identificação utilizada em sua organização para rastreamento, o cadastro é livre e pode ser utilizado conforme melhor atenda sua empresa. Você pode utilizar, por exemplo, para os insumos “INS001”, “INS002”, etc. É importante que levar em consideração o tipo de produto cadastrado para definir o código, tais como: insumos, EPIS, produto acabado, produto intermediário, etc.
- Nome do produto: a nomenclatura padrão que você utilizada para definir seu produto, exemplo: bolo de chocolate, luvas brancas, açúcar mascavo.
- Tipo de produto: é a classificação definida dos seus produtos, podendo ser produtos acabados, intermediários, EPIS, peças de manutenção, material de expediente, etc.
- Descrição do produto: são características relevantes e que devem ser destacadas em seus produtos.
- Unidade de medida: são representações das grandezas físicas utilizadas com o intuito de qualificar seus produtos. Sendo elas: litros, unidade, metros, centímetros, etc.
- Custo médio: neste item deve ser incluso inicialmente o custo médio de cada um de seus produtos, conforme a utilização do sistema ele pode variar, levando em consideração a quantidade de itens produzidos, insumos consumidos, variação do preço médio e demais variáveis. O sistema permite que você visualize o custo médio levando em consideração os consumos de insumos utilizados no reporte de produção e os preços médios dos produtos em estoque.
- Preço de venda: o que é aplicado na venda dos seus produtos.
- Quantidade em estoque: número de produtos em estoque no momento do cadastro.
- Estoque mínimo: quantidade mínima necessária para atender a sua demanda produtiva, sem deixar de atender aos seus clientes.
- Tempo de abastecimento(dias): caso o item cadastrado seja um produto final, incluir o número de dias necessários para fabricar, se tiver todos os insumos necessários à disposição. Se seu item for um insumo, matéria prima, peças, EPIS ou produtos correlatos, inclua o tempo necessário que seu fornecedor leva para entregar após a compra.
- NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul: trata-se de uma nomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul.
Você pode confirmar com seu contador o NCM correto de seu produto e incluir em seu cadastro, um NCM cadastrado corretamente auxilia seu controle fiscal e tributário. - Origem do produto: inclua a origem de seu produto, o sistema mostrará as opções básicas.
- CEST – Código Especificador da Substituição Tributária: código usado para identificar categorias de produtos passíveis à substituição tributária. Caso tenha dúvida sobre estas informações, contate seu contador.
- Peso: inclua os pesos brutos e líquidos de seus produtos.
2. Como cadastrar um produto
Antes de iniciar o cadastro de seu produto, vale ressaltar que todas as informações acima precisam estar disponíveis, isso facilitará o processo. Após a inclusão das informações acima, basta clicar em Salvar para finalizar o cadastro ou clicar em Salvar e continuar para inclusão de um novo produto. Para cadastrar um novo produto basta seguir o exemplo da ilustração abaixo.
Para cadastrar um produto clique em Cadastro >Produto > Novo Produto, seguindo o exemplo abaixo.

3. Cálculo de custo médio
O cálculo de custo médio é realizado automaticamente a partir das movimentações de entrada em estoque dos produtos cadastrados. O processo ocorre em duas operações do sistema, abaixo:
- Compra de produtos: ao realizar o Recebimento de Material, o sistema busca as movimentações de entrada em estoque do produto dos últimos 30 dias e calcula a média do valor informado.
- Produção de produtos: ao realizar o Reporte de Produção, o sistema irá somar os valores do custo médio dos produtos de insumo para agregar o valor ao item produzido.

Caso ainda tenha dúvidas no uso do controle Cadastro de produtos, entre em contato conosco: suporte@shopfloor.com.br
Será um prazer poder te ajudar!
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