Emissão e Faturamento de Pedidos de Vendas
Criar e organizar os pedidos de vendas de uma empresa é um dos processos mais importantes! É neste momento em que serão definidos quais os itens a serem fabricados, os materiais que devem sem comprados, como ocorrerá a divisão de comissões aos vendedores, entre outras especificações.
Uma boa gestão de vendas permite que sua empresa possa faturar de forma eficiente e crescer. Nesse sentido é necessário entender a grande importância que uma boa gestão de vendas tem para o empreendimento. Este post o ajudará a compreender como funciona o fluxo do Pedido de venda no Módulo vendedor, faturamento de pedidos de vendas e configurações necessárias no Shopfloor.
Neste post você encontrará:
- Como emitir pedidos de vendas
- Como preencher os campos do pedido de Vendas
- Como emitir pedidos de vendas no módulo vendedor
- Como faturar os pedidos de vendas
1. Como emitir pedidos de vendas
Faça login no sistema, clique em Vendas > Pedidos de Vendas. Será apresentada a lista de pedidos já criados ou caso seja o primeiro acesso apenas o campo Novo pedido de vendas, Integração ou excluir conforme o exemplo abaixo:

Para cadastrar um novo pedido de vendas, basta clicar no campo Novo Pedido de Vendas e serão geradas as informações necessárias para a confecção do novo pedido.
Na página de pedidos de vendas você conta com a opção de excluir os pedidos já criados, desde que não estejam faturados. Pode também selecionar a opção integração, esta opção realizada a importação das vendas efetuados no software “Vendas Externas” caso você também seja usuário do sistema parceiro da nossa plataforma Shopfloor.
2. Como preencher os campos do pedido de Vendas
Ao selecionar a opção novo pedido de vendas o sistema irá gerar os campos necessários para informação do novo pedido de vendas e eles devem ser preenchidos conforme a imagem abaixo.

Ao definir as informações necessárias para o pedido de vendas, ela deve ser salva conforme o a ilustração abaixo, todas as informações que possuem o asterisco (*) deve obrigatoriamente ser preenchida e os produtos só podem ser incluso após ser salvo o cabeçalho com as informações obrigatórias.

O Faturamento do pedido pode acontecer no momento de sua elaboração ou posteriormente, o que definirá a utilização ou não do faturamento no momento da confecção do pedido será a entrega do produto.
O sistema ainda permite que os pedidos possam ser impressos, as informações podem ser utilizadas para programação de produção e entrega. Um pedido só é considerado apto para ser produzido quando seu status estiver classificado como “Venda”.
Após as informações necessárias serem preenchidas, você deve clicar no campo adicionar produtos para informar quais produtos foram negociados com seus clientes, conforme imagem abaixo.

Ao finalizar as informações e entregar os produtos a seus clientes, os pedidos devem ser faturados, para isso basta clicar na opção faturar pedidos e na sequência inserir faturamento, incluir as informações necessárias e descontos apropriados, se houver, conforme a ilustração abaixo abaixo.

Ao faturar um pedido o seu estoque é movimentado, ele é o responsável por baixar seus produtos acabados e gerar os títulos a receber no módulo financeiro. O faturamento de pedidos tem duas abas importantes, uma é relacionada aos detalhes do produto, nota fiscal e desconto conforme a imagem abaixo.

E a outra aba é relacionada às informações financeiras, tais como: conta contábil, financeira, método de pagamento, vencimentos, frete, número de parcelas, etc. Veja a imagem abaixo.

Após todos estes campos preenchidos, basta clicar no campo faturar pedido e os produtos serão baixados automaticamente do estoque e os títulos serão gerados no módulo financeiro/contas a receber.
3. Como emitir pedidos de vendas no módulo vendedor
Além da opção acima para vender os produtos de sua empresa, o Shopfloor tem um módulo de vendas externas, este módulo permite que seus vendedores não tenham acesso às informações da empresa. Apenas acessem informações pertinentes às suas próprias vendas. Este módulo é muito útil quando a empresa possui diversos vendedores que trabalham de forma externa ou quando não são os proprietários que executam as vendas.
Para acessar o módulo vendedor é necessário que o sistema do Shopfloor não esteja aberto ao mesmo tempo. O módulo encontra-se disponível online, você pode clicar aqui e acessá-lo.
Utilizando as informações representadas na imagem abaixo.

- ID Cliente está no seu usuário: você deve anotar esta informação para transmitir aos vendedores. Faça login no Shopfloor, clique em Configurações > Dados da minha empresa, você irá identifica o ID ao lado esquerdo superior, conforme a ilustração abaixo.

- O usuário e vendedor são os cadastrados por você no início do uso do sistema. Caso não saiba como realizar clique aqui.
- O módulo vendedor é adaptado para ser acessado pelo computador e pelo celular, cabe ao vendedor escolher o método que usará.
Ao acessar o módulo serão apresentadas na primeira tela as últimas vendas efetuadas pelo usuário, para vender um produto novo basta clicar no campo Novo pedido de vendas e será gerado os campos para inserir um novo pedido de vendas.
Seguindo, basta preencher os campos do pedido de vendas e salvar que o software irá receber as informações respectivas às vendas.
4. Como faturar os pedidos de vendas
O faturamento do pedido é a última etapa do módulo de vendas, como já brevemente explanado neste material, ele é responsável por toda movimentação no estoque e responsável por gerar os títulos a receber.
Após a confirmação do pedido de vendas e entrega dos produtos ao cliente, basta selecionar o pedido desejado e clicar em faturar pedido e selecionar a opção inserir faturamento.
Basta inserir as informações do pedido e as informações de faturamento negociadas e clicar em faturamento de pedidos, pronto, seu pedido foi faturado e seu estoque e financeiro movimentado.
Ainda na opção de faturamento de pedidos, caso tenha errado ou queira conferir alguma informação, você pode estornar o faturamento ou verificar quais produtos foram faturados conforme a imagem abaixo.


Caso ainda tenha dúvidas no uso do Módulo de Vendas, entre em contato conosco: suporte@shopfloor.com.br
Será um prazer poder te ajudar!
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